top of page
  • Foto do escritorAdministrador

Dica gastronômica: Como montar uma mesa de frios


Ideal para ser servida tanto como entrada para uma festa de grande porte quanto para uma pequena confraternização entre amigos, a mesa de frios é uma opção prática, rápida e que agrada a maioria das pessoas.


É claro que o tamanho da mesa, a quantidade e a variedade dos itens irão variar conforme o número de pessoas e as exigências do anfitrião, mas aqui vamos passar algumas dicas para criar uma mesa simples e fácil de fazer, ideal para uma pequena confraternização entre amigos.


Antes de preparar a mesa, deve ser feito um estudo de quantos convidados comparecerão ao evento e calcular o consumo de 150g de frios e de 100g de pães e torradas por pessoa.

Depois disso, é preciso escolher o local onde a mesa vai ser preparada. A dica é colocar todos os itens juntos em uma tábua de madeira (platter), ou colocar cada uns dos itens em recipientes separados, desde que fiquem próximos uns dos outros em uma mesa maior.


Uma boa mesa de frios deve contar com queijos e embutidos, além de pães, mini sanduíches, salgados leves, patês, frutas como figos, uvas e morangos, e, é claro os grissinis e as lascas da Crituts. Recomenda-se que os grissinis sejam colocados em copos ou taças, pois isso os deixará de pé e dará mais destaque à mesa.


Outra dica é fazer rolinhos com todos os fatiados, deixando a extremidade de fora mais aberta, de modo a criar um volume maior. Também é possível colocar as fatias uma em cima da outra, mas para isso deve-se tomar cuidado para que elas não grudem entre si, o que dificultaria o ato de servir.


A decoração e a combinação dos itens vão depender muito da criatividade do anfitrião, mas uma forma de deixar a mesa visualmente mais atrativa é colocar fios de ovos, cerejas, damascos, uvas, fatias de limão ou de laranjinhas nas bordas da mesa.


Ao escolher os frios, sugerimos a inclusão de: carpaccios, presunto (cru ou cozido), salaminho, presunto de peru, calabresa, lombinho canadense e pastrami.


Dentre os tipos de queijo, recomenda-se a escolha de cheddar, estepe, emmenthal, brie, gouda, gorgonzola, parmesão, provolone ou roquefort.


Já em relação aos acompanhamentos, sugerimos que sejam escolhidos de dois a quatro tipos de pães ou torradas, além de grissinis e lascas Crituts, que devem ser colocados nas extremidades da mesa.


Além dos itens mencionados, recomenda-se acrescentar azeitona, palmito, ovos de codorna, além de tomate seco e ervas frescas. A escolha de patês, molhos e conservas em geral também é sempre bem vinda, pois confere mais sabor aos pães, grissinis e salgados.


Como forma de incrementar a mesa, a dica é colocar frutas como morango, figo, ameixa, ou outras, desde que estejam limpas e prontas para o consumo.


Agora que você já tem uma ideia de como elaborar uma mesa de frios, é só convidar os amigos e preparar a festa!



Foto: Platter adventures (www.platter.com.br)

2.751 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page