top of page
  • Foto do escritorAdministrador

Vinhos para iniciantes


Preparamos algumas dicas básicas para você escolher o vinho certo para cada ocasião.


1) Vinhos brancos:

Pelo fato de serem muito ácidos, os vinhos brancos são ideais para os dias mais quentes, pois garantem uma sensação de frescor. Por esse motivo costumam ser degustados durante o dia, e acompanham muito bem refeições mais leves, como aperitivos, pães, sementes e frutas frescas.

Uma dica que possui um ótimo custo benefício são os vinhos brancos feitos com a uva Sauvignon Blanc.

Também existem vinhos brancos que são mais frutados e maduros. Pelo fato de serem mais encorpados, costumam ser mais consumidos a noite, e acompanham muito bem uma refeição mais elaborada.

A nossa dica para esse tipo de vinho são aqueles produzidos com a uva Chardonnay, que é mundialmente reconhecida por ser a melhor uva para a produção de vinho branco.


2) Vinhos tintos:


a) Mais suaves e com aroma:

Os vinhos tintos mais suaves e com aroma são perfeitos para quem não está tão acostumado com os sabores mais fortes. Pelo fato de possuírem menos taninos, que são as substâncias presente nas frutas para protegê-las quando ainda estão verdes, a boca não fica tão seca depois de beber. São vinhos leves, e por isso podem ser servidos um pouco mais gelados. A dica é a uva Pinot Noir, ideal para os dias mais frios.


b) Frutados e suculentos:

Esse tipo de vinho tinto é excelente para acompanhar um churrasco ou uma boa carne vermelha, pois ele é mais forte e a presença das frutas é bem perceptível. Além disso, o aroma é mais forte e o sabor é mais maduro. A nossa dica são as uvas Malbec e Cabernet.

c) Encorpados e potentes:

Como são vinhos mais fortes e com sabor mais intenso, eles não costumam agradar a todos os tipos de paladar, pois possuem um teor alcoólico maior que os outros tipos, além de o aroma ser mais amadeirado. Normalmente, esse tipo de vinho costuma a ser mais apreciado pelos homens e acompanham muito bem uma refeição mais elaborada, como carne vermelha, massas e outros pratos mais gordurosos. Dentre os tipos de vinho, está o Vinho do Porto e os outros portugueses em geral, que são produzidos a partir da uva Touriga Nacional, além dos espanhóis, que costumam ser elaborados com a uva Tempranillo.


Vale lembrar que os Grissinis e as Lascas da Crituts acompanham muito bem todos os tipos de vinho citados, principalmente quando degustados juntos de pessoas especiais e em momentos de descontração.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page